Saúde Feminina para todas as etapas da vida
Saúde e Bem-estar
A saúde feminina tem necessidades específicas ao longo da vida. Saiba como manter-se saudável em todas as etapas.
Geralmente, quando se fala em saúde feminina, pensamos sobretudo nos rastreios e exames ginecológicos necessários para prevenir e diagnosticar doenças específicas das mulheres.
Felizmente, essa é uma questão para a qual cada vez mais mulheres estão sensibilizadas.
Dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge mostram que, em 2015, 94,8% das mulheres com idade entre os 50 e os 69 anos declarou ter realizado uma mamografia nos dois anos anteriores.
Neste estudo, 86,3% das mulheres inquiridas com idade entre os 25 e os 64 anos disse ter realizado uma citologia nos três anos anteriores.
Ou seja, as mulheres estão cada vez mais conscientes da importância que esses exames médicos têm na saúde feminina, mas esquecem-se muitas vezes de que existem outros exames e consultas que devem ser feitos regularmente.
É que, tal como o corpo muda, também os cuidados de saúde devem ser adaptados à idade e ao momento da vida de cada mulher.
Saúde feminina em todas as idades
Vejamos, então, quais são as especialidades médicas e exames de diagnóstico que devem fazer parte da sua rotina, pelo menos uma vez por ano.
A partir do momento em que se torna sexualmente ativa, uma mulher devia ir a uma consulta de Ginecologia pelo menos uma vez por ano, não só para realizar exames específicos, mas também para esclarecer dúvidas.
Uma vez por ano é também a periodicidade mínima para consultas de Medicina Geral e Familiar, em que deve ser feita a medição da tensão arterial e a avaliação geral do estado de saúde, com base em análises e outros exames que possam ser necessários.
As visitas ao dentista devem também ser regulares, não devendo fazer intervalos maiores do que seis meses, mesmo que não tenha dores ou sensibilidade dentária.
A partir dos 40 anos ou quando detetar algum problema de visão, deve também consultar o oftalmologista, pelo menos de dois em dois anos.
E, obviamente, há fases que exigem mais cuidados médicos e um calendário de consultas mais preenchido. Se está a pensar em ter um filho, se está grávida ou na menopausa, será necessário um acompanhamento médico mais regular.
Exames médicos
Para além das consultas, existem exames médicos que não podem ser descurados, já que ajudam a detetar problemas específicos das mulheres.
O mais simples, e que não necessita de marcação ou de apoio médico, é o autoexame da mama. Muitas vezes negligenciado, é fundamental para detetar alterações que podem ser sintoma de cancro.
As mamografias e as ecografias mamárias são meios de diagnóstico essenciais para prevenir este tipo de cancro, que tem uma taxa de sobrevivência de 90%. Ou seja, quanto maior for a vigilância, melhores são as hipóteses de um tratamento eficaz.
A citologia, vulgarmente designada como Papanicolau, é outro exame fundamental para manter a saúde feminina bem vigiada. A análise das células do colo do útero permite detetar anomalias que podem ser sinónimo de cancro. E, mais uma vez, quanto mais cedo descobrir, melhor.
É também necessário manter-se atenta à sua pele e ao aparecimento ou crescimento de sinais. Deve consultar um dermatologista sempre que notar algo de diferente ou fazer consultas regulares.
A menopausa traz alterações significativas do corpo da mulher e há exames que devem ser feitos nesta altura da vida, como os testes de perfil hormonal ou os estudos de densidade óssea, muito importante para diagnosticar a osteoporose.
A partir dos 50 anos, ou mais cedo, caso existam antecedentes familiares e patologias intestinais, é igualmente recomendável fazer colonoscopias.
Os rastreios do VIH, Hepatite B e Hepatite C são igualmente recomendáveis se esteve em situações de risco. Deve, igualmente, seguir o Plano Nacional de Vacinação e, eventualmente, a vacina para combater a gripe.
Na saúde feminina continuam a ser válidos os conselhos que tornam a vida mais saudável: ter uma alimentação cuidada, fazer exercício físico, não fumar, evitar o álcool e combater o stress.
Saúde feminina com a RNA
Ter um seguro de saúde que lhe permita o acesso a consultas de Clínica Geral ou de Especialidades como Ginecologia com uma poupança significativa em relação aos preços de tabela pode ser uma opção para manter a sua saúde bem vigiada.
A Rede Nacional de Assistência (RNA Medical) é composta por uma vasta rede de prestadores em todo o país, sendo, por isso, a solução perfeita para quem pretende agendar consultas de acordo com a sua disponibilidade e conveniência.
Esta rede integrada de cuidados de saúde permite também recorrer a prestadores convencionados para a realização de exames de rotina ou realizar um check-up a um preço mais baixo do que os que são praticados habitualmente.
A central de marcação de consultas está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano e, através desta linha pode também obter informações sobre honorários clínicos e outros descontos ou sobre a localização dos prestadores da rede.
É importante ter em conta que esta informação é apenas de caráter geral. Não constitui conselho pessoal ou recomendação para nenhuma pessoa ou empresa sobre nenhum produto ou serviço. Consulte a documentação da apólice para conhecer as condições da cobertura.