Bronquiolite: causas, sintomas e tratamento

Saúde e Bem-estar

A bronquiolite é uma infeção respiratória que ocorre pela inflamação aguda das vias aéreas inferiores, sendo altamente contagiosa. Mas quais são as suas causas e tratamento? Saiba mais sobre esta condição de saúde tão comum do inverno.


Bronquiolite: o que é, causas, sintomas e tratamento

O que é a bronquiolite

A bronquiolite é um quadro de infeção respiratória aguda que ocorre, habitualmente, em epidemias e costuma afetar crianças menores de dois anos – especialmente, bebés entre os dois e os seis meses de idade.

Em Portugal, como em todo o hemisfério norte, o pico de incidência acontece entre novembro e abril, mas janeiro e fevereiro costumam ser os meses mais críticos.

A bronquiolite caracteriza-se pela respiração com ruído e crepitação. Mais à frente vamos falar sobre os seus sintomas e como identificar a infeção.

 

Causas da bronquiolite

A principal causa da bronquiolite é o vírus sincicial respiratório (VSR), que é detetado através de uma rápida análise laboratorial. Este vírus é responsável por cerca de 70% dos casos diagnosticados de bronquiolite.

Há, ainda, outros vírus que podem estar relacionados com um quadro de bronquiolite, ainda que em menor escala. São eles: o rinovírus (vírus da constipação comum) e o parainfluenza.

 

Sintomas da bronquiolite

A bronquiolite caracteriza-se pelos seguintes sintomas:

  • corrimento nasal;
  • tosse;
  • sibilos;
  • dificuldade respiratória.

Em geral, a bronquiolite manifesta-se, inicialmente, como uma constipação comum: espirros, corrimento nasal, febre baixa e tosse ligeira. 

Com o passar dos dias, o doente desenvolve insuficiência respiratória e tosse. As crianças, normalmente, apresentam pieira (ruídos) ao expirar. Nos bebés, é comum verificar-se narinas dilatadas durante a respiração, que se torna mais intensa.

Em bebés e crianças pequenas a recusa alimentar severa, devido à alteração da respiração, é um sintoma que necessita de atenção especial.

Casos mais graves da doença, que ocorrem especialmente em bebés, podem incluir otites. Casos muito raros e considerados graves têm como sintoma uma aparência azulada ao redor da boca, que acontece devido à falta de oxigénio.

 

Tratamento da bronquiolite

O tratamento da bronquiolite passa, sobretudo, pela hidratação e pelo cuidado com os sintomas. A maior parte dos doentes vai desenvolver sintomas leves da doença e apenas cerca de 1% a 2% vai necessitar de cuidados hospitalares. Assim, sempre que necessário e em contexto de internamento, é dado suporte ao doente com oxigénio. 

O prognóstico é positivo, uma vez que a maior parte dos doentes fica curado da infeção respiratória sem sequelas, no entanto, alguns pacientes podem desenvolver insuficiência respiratória.

 

Como prevenir a bronquiolite

Os casos de bronquiolite aguda, como já dissemos, ocorrem por uma infeção viral. A criança adoece depois de ter estado em contacto com as secreções respiratórias contaminadas de outro doente – ou seja, através de aerossóis infetados expelidos pela tosse ou através das mãos, que tenham estado em contacto com gotículas infetadas. 

Assim, a principal forma de prevenção passa por adotar medidas de contenção do contágio em ambientes de maior risco (como infantários e escolas). Lavar as mãos, quando se está a lidar com bebés neste contexto de socialização é uma das formas mais importantes de travar as epidemias de vírus potencialmente causadores de bronquiolites.

 

Fatores de risco

Bebés prematuros, pouco amamentados ou filhos de mães fumadoras apresentam maior risco de desenvolver quadros de bronquiolite.

 

RNA: atendimento médico quando mais precisa

Conte com mais 32 mil prestadores experientes para atendê-lo, a si e a sua família, quando mais precisa. Com a Chubb, o Segurado tem acesso à RNA Medical (Rede Nacional de Assistência), uma solução dedicada à saúde e bem-estar dos utentes portugueses.

Porque com a saúde dos nossos não se brinca, as famílias portuguesas têm com quem contar. Fale connosco e saiba como estar seguro 24 horas, todos os dias da semana, tendo acesso à consultas de urgência e especialidade, incluindo Pediatria. Tudo isso através de prestadores altamente qualificados e com a garantia de uma rede de excelência. 

Saiba mais e tire as suas dúvidas através dos nossos canais diretos de comunicação.

 

Fontes (consultadas a 10 de setembro): Bronquiolite, CUF

 

É importante ter em conta que esta informação é apenas de caráter geral. Não constitui conselho pessoal ou recomendação para nenhuma pessoa ou empresa sobre nenhum produto ou serviço. Consulte a documentação da apólice para conhecer as condições da cobertura.